segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Que É Alimentação Viva?

 A ALIMENTAÇÃO VIVA ou COMIDA VIVA é uma forma de alimentação baseada em alimentos crus, frutos frescos e secos (hidratados), vegetais, sementes e grãos germinados e algas. Os quais tem toda a vitalidade nutricional necessária para uma vida saudável.

 Porquê ?
 Na natureza todos os animais comem alimentos vivos. Só o ser humano cozinha os seus alimentos e só o ser humano sofre de imensas doenças e males. As pessoas que comem mais alimentos vivos estão mais alerta, pensam claro, mais logicamente e tornam-se mais activos. Melhor, quem come comida viva torna-se virtualmente livre de doenças.


 É fácil mudar para esta alimentação ?
 Compreendemos que não é fácil deixar ir hábitos e tradições e reverter a 100% para uma alimentação crua. Margaret Mead disse uma vez, "É mais fácil mudar a religião de uma pessoa do que mudar os seus hábitos alimentares". No entanto existem imensas vantagens para mudar para uma dieta de alimentos frescos, frutas, vegetais, frutos secos, e sementes germinadas, que poderão ocupar um lugar privilegiado na sua alimentação.


 Coma menos e com mais qualidade !
 Evite doenças !
 Tenha o peso ideal !
 Livre-se de vícios ! Fumar, álcool, etc.
 Não perca tanto tempo a cozinhar (coisas desnecessárias) !
 Não sobrecarregue o organismo !
 Ajude o ambiente !
 Ajude a economia local !
 Poupe dinheiro !

 Para mais informações clique aqui.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pirâmide Alimentar

Pirâmide Alimentar
OS GRUPOS

  Grupo 1:
  Na base da pirâmide, estão os alimentos energéticos ricos em carbohidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos.
São os cereais, pães, raízes e tubérculos;
São indicadas 8 porções.

Grupo 2:
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções.

Grupo 3:
As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções.

Grupo 4:
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras.
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc,
São indicadas 3 porções.

Grupo 5:
Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.

Grupo 6:
Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.

Grupo 7: Óleos e gorduras; 120 kcal;
No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.

Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal;
São alimentos energéticos que provêem muita calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação.
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

Fecipe

   Olá, hoje quero convidar você para uma feira onde o assunto é sustentabilidade. É no dia 29 desse mês.Você não vai perder, né?


globo.gif

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dicas de Alimentação Sustentável

 Olá, hoje mostrar algumas dicas para as pessoas terem uma alimentação sustentável. 
   
  JOGUE MENOS COMIDA FORA

 Aproveite talos, cascas e restos em receitas nutritivas. Restos de comida representam 60% do lixo que vem dos lares brasileiros, e sua decomposição resulta na produção de gás metano, ligado ao efeito estufa.

    PREFIRA ALIMENTOS FRESCOS

 Comida congelada precisa de dez vezes mais energia para ser produzida.




terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nutrientes Estão Escondidos Nas Cascas De Muitos Alimentos

   A maioria das pessoas descasca até mesmo frutas como maçã e pêra antes de comer, mas poucos sabem que desta forma acabam desperdiçando muitos nutrientes. As cascas, as folhas e os talos das frutas e vegetais nem sempre parecem apetitosos, mas contêm grandes quantidades de fibras, minerais e vitaminas.
   Abóbora, cenoura, chuchu, abobrinha, abacaxi, laranja, couve, brócolis e agrião são bons exemplos de vegetais que merecem ser totalmente aproveitados.
   A abóbora, por exemplo, oferece vitamina A, algumas do complexo B, sais minerais e cálcio, mas quando comida com a casca, oferece uma dose extra de fibras. “Se sua receita não usa as cascas, aproveite-as na salada. Cozinhe, corte em tiras e sirva com feijão branco e tomate”, ensina a nutricionista Maria Cecília Corsi.
   Do brócolis, aproveite as folhas, que são fontes de cálcio, fósforo, potássio, folatos (vitaminas essenciais para o crescimento e para o funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea) e vitamina C. Coloque-as em sopas, tortas, bolinhos e omeletes.
   Já no caso do abacaxi, é mesmo difícil imaginar-se comendo aquela casca dura e espinhosa, mas Cecília ensina que todas as cascas de frutas podem ser batidas com água para fazer sucos que podem substituir ingredientes líquidos em preparações como pães e bolos.
   Se você gosta de cozinhar bem os vegetais antes de consumir, a casca também é sua amiga. As da abóbora e do chuchu, por exemplo, ajudam a conservar os minerais e as vitaminas do alimento. Mas como sempre acaba soltando alguma coisa na água do cozimento, lembre-se que você pode utilizá-la em outras preparações, como sopas, feijões, arroz e purês.
   Segundo Cecília, o ideal mesmo é que os vegetais não fossem cozidos e sim submetidos a um processo chamado branqueamento. “Coloque-os na água quente e deixe alguns segundos. Retire imediatamente e coloque-os na água gelada com o propósito de dar um choque térmico. Isso é necessário porque as vitaminas são sensíveis e perdem sua função se permanecerem muito tempo numa temperatura elevada”, explica. 

   Hora da lavagem
  
   É comum ouvirmos que as cascas e as folhas não são comidas porque contêm muitos agrotóxicos. Isso não deixa de ser verdade. Hoje em dia, quase todos os alimentos da natureza, quando não produzidos organicamente, possuem agrotóxicos, mas a boa notícia é que é possível eliminar os resquícios de produtos químicos totalmente com uma boa lavagem.
   Segundo Cecília, a lavagem ideal é efetuada em três etapas. “Primeiro, todos os vegetais devem ser lavados primeiramente em água corrente e, em seguida mergulhados em uma solução com hipoclorito de sódio, específica para a higienização deles. Deixe-os imersos por cerca de 10 minutos. Por último, lave-as em água corrente potável. É importante ressaltar que esta última lavagem deve ser em água potável para que não ocorra novamente a contaminação”, ensina a nutricionista.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Que É Alimentação Sustentável?

     Olá, como o meu blog fala sobre o aproveitamento de alimentos, vou mostrar o que é alimentação sustentável.

     

    O que é Alimentação Sustentável?

    "A alimentação sustentável tem como objetivo produzir alimentos que não causem impactos ambientais, valorizando alimentos sem conservantes e frescos, e considerando os aspectos ambientais, sociais, éticos e de saúde que envolvem a alimentação.
     Segundo o modelo de alimentação sustentável, os fertilizantes industriais, a monocultura (ou seja, que usa o plantio em grande quantidade de somente uma variedade de vegetal) e a pecuária intensiva causa prejuízos que levam  ao desperdício de alimentos e à poluição do meio ambiente. Também traz a desvalorização do alimento, uma vez que as frutas e legumes “de época” são substituídos por enlatados e produtos que possuem uma durabilidade maior, mas que, no entanto, passam por várias modificações na indústria que alteram seu sabor original e os nutrientes disponíveis".

domingo, 24 de outubro de 2010

Salgadinho de Semente de Melancia

  Ingredientes:
- Sementes lavadas e bem secas.
- 1 colher (sopa) de sal.
- 3 colheres (sopa) de água.

   Modo de preparo:
- Espalhe as sementes em uma assadeira, misture bem a água e o sal e espalhe sobre as sementes.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam tostadas.
- Retire do forno. Depois de frias, guarde em potes bem fechados.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Suco de Casca de Abacaxi


        Ingredientes:
  • Cascas de 1 abacaxi.
  • 1litro de água.
  • Açúcar a gosto.
  • Gelo a gosto.
        Modo de Preparo:

    Lavar bem as cascas do abacaxi. Colocar para cozinhar em uma panela com água e açúcar por 15 a 20 minutos. Retirar as cascas da água e servir o suco gelado. Se desejar, ao invés de ferver, bater as cascas cruas com água no liquidificador, coar e servir gelado. Se quiser, acrescentar limão.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doce de Casca de Melancia

          Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de casca de melancia.
  • 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar.
  • 1/4 xícara (chá) de água.
  • 6 unidades de cravo.
          Modo de Preparo:
  1. Retire a casca verde da melancia e utilize a branca.
  2. Corte em cubos e reserve.
  3. Faça uma calda com o açúcar, a água e o cravo.
  4. Acrescente a casaca da melancia e deixe cozinhar até apurar.
    

 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Doce de Casca de Banana

  O doce de casca de banana é uma boa idéia para começar a combater o desperdício de alimentos. Até pouco tempo ninguém pensaria em aproveitar a casca de banana. Suas propriedades são diferentes daquelas encontradas na fruta. A fibra é a maior riqueza encontrada na casca. Elas são importantes pois ajudam a reduzir os níveis de colesterol, além de ajudar no funcionamento intestinal e a prevenir o câncer.      
      
        Ingredientes:
  • 5 xícaras (chá) de cascas de bananas nanicas bem lavadas e picadas.
  • 2 xícaras e meia (chá) de açúcar.
         Modo de Preparo:
  1. Cozinhe as cascas em pouca água, até amolecerem.
  2. Retire do fogo, escorra, reserve a água do cozimento e deixe esfriar.
  3. Bata as cascas e o caldo no liquidificador e passe por uma peneira grossa.
  4. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento, mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.
        
 
 
      

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bife de Casca de Banana

              Ingredientes:
  •   Cascas de 6 bananas maduras.
  •    3 dentes de alho.
  •    1 xícara de farinha de rosca.
  •    1 xícara de farinha de trigo.
  •    2 ovos.
  •    Sal a gosto.

              Modo de Preparo:

        Higienizar as cascas das bananas e lavar em água corrente.
        Cortar as pontas. Retirar as cascas na forma de bifes, sem parti-las.
        Amassar o alho e colocar numa vasilha junto com o sal. Colocar as cascas das bananas nesse molho.
        Bater os ovos como se fosse omelete. Passar as cascas das bananas na farinha de trigo, nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, seguindo sempre esta ordem.
        Fritar as cascas em óleo bem quente. Deixar dourar dos dois lados. Servir quente.

Doce de Casca de Maracujá

       Modo de preparo:
    
        Lave seis maracujás, descasque-os deixando a toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escorra, coloque em uma panela com duas xícaras de açúcar e três xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela. Fica uma delícia!!!
                                           
Doce de casca de maracujá

      

Programa Ensina a Comer Bem Sem Gastar Muito

          Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
          A iniciativa, em andamento desde 2004, foi inspirada no programa Alimente-se Bem, do SESI de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade industriária cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo.
          Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos.

     Clique aqui e adquira mais informações.
   

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bolinhos de Casca de Batata

        Olá, hoje mostrarei a você como aproveitar as cascas de batata em uma receita deliciosa!!!   
    
  Bolinhos de casca da batata

        Ingredientes
     
        2 xícaras de chá de casca de batata
        2 xícaras de chá de farinha de trigo
        2 colheres sopa de salsinha picadinha
        1 colher de sobremesa de fermento em pó
        2 ovos
        Sal a gosto
        Óleo para fritar   
       
        Modo de Preparo

         Lave bem as cascas de batata.
         Depois levar para cozinhar.
         Depois de cozidas, batê - las no liquidificador.
         Em seguida, coloque as cascas batidas na tigela e acrescente os ovos, a farinha de trigo, a salsinha, o sal e o fermento em pó.
         Misture muito bem.
         Coloque o óleo na panela, leve ao fogo e deixe ficar bem quente.
         Modele os bolinhos com o auxílio de uma colher e frite até ficar dourado.
         Coloque em papel toalha para escorrer bem o óleo.
     
        Não tire casca!!! É na casca da batata que se concentram 100% da fibra e do potássio, importantes para a digestão e o metabolismo dos carboidratos e das proteínas.  
     
 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aproveitando as Cascas

       Olá, como este site é sobre o aproveitamento de alimentos , vou mostrar uma opção deliciosa de como aproveitar as casca da banana.

  
BRIGADEIRO DE CASCA DE BANANA

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) manteiga sem sal
2 colheres (sopa) chocolate em pó
3 cascas de banana picada
1 colher (sopa) farinha de trigo

Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador
Leve ao fogo para apurar ou no microondas de 4 à 6 minutos
Deixe esfriar
Enrole e passe no chocolate granulado
Obs: no caso do microondas, deixe 4 minutos para apurar, se necessário acrescente mais tempo, de 0,30 segundos em 0,30 segundos até dar o ponto exato de enrolar. O ponto correto somente é percebido após o doce estar frio.

http://eliana.uol.com.br/programaeliana/categoria/receitas-da-sueli/

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BEM VINDOS

Bem vindo ao meu blog!!!

Criei este blog para ensinar-lhe como aproveitar ao máximo os alimentos.