terça-feira, 26 de outubro de 2010

Nutrientes Estão Escondidos Nas Cascas De Muitos Alimentos

   A maioria das pessoas descasca até mesmo frutas como maçã e pêra antes de comer, mas poucos sabem que desta forma acabam desperdiçando muitos nutrientes. As cascas, as folhas e os talos das frutas e vegetais nem sempre parecem apetitosos, mas contêm grandes quantidades de fibras, minerais e vitaminas.
   Abóbora, cenoura, chuchu, abobrinha, abacaxi, laranja, couve, brócolis e agrião são bons exemplos de vegetais que merecem ser totalmente aproveitados.
   A abóbora, por exemplo, oferece vitamina A, algumas do complexo B, sais minerais e cálcio, mas quando comida com a casca, oferece uma dose extra de fibras. “Se sua receita não usa as cascas, aproveite-as na salada. Cozinhe, corte em tiras e sirva com feijão branco e tomate”, ensina a nutricionista Maria Cecília Corsi.
   Do brócolis, aproveite as folhas, que são fontes de cálcio, fósforo, potássio, folatos (vitaminas essenciais para o crescimento e para o funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea) e vitamina C. Coloque-as em sopas, tortas, bolinhos e omeletes.
   Já no caso do abacaxi, é mesmo difícil imaginar-se comendo aquela casca dura e espinhosa, mas Cecília ensina que todas as cascas de frutas podem ser batidas com água para fazer sucos que podem substituir ingredientes líquidos em preparações como pães e bolos.
   Se você gosta de cozinhar bem os vegetais antes de consumir, a casca também é sua amiga. As da abóbora e do chuchu, por exemplo, ajudam a conservar os minerais e as vitaminas do alimento. Mas como sempre acaba soltando alguma coisa na água do cozimento, lembre-se que você pode utilizá-la em outras preparações, como sopas, feijões, arroz e purês.
   Segundo Cecília, o ideal mesmo é que os vegetais não fossem cozidos e sim submetidos a um processo chamado branqueamento. “Coloque-os na água quente e deixe alguns segundos. Retire imediatamente e coloque-os na água gelada com o propósito de dar um choque térmico. Isso é necessário porque as vitaminas são sensíveis e perdem sua função se permanecerem muito tempo numa temperatura elevada”, explica. 

   Hora da lavagem
  
   É comum ouvirmos que as cascas e as folhas não são comidas porque contêm muitos agrotóxicos. Isso não deixa de ser verdade. Hoje em dia, quase todos os alimentos da natureza, quando não produzidos organicamente, possuem agrotóxicos, mas a boa notícia é que é possível eliminar os resquícios de produtos químicos totalmente com uma boa lavagem.
   Segundo Cecília, a lavagem ideal é efetuada em três etapas. “Primeiro, todos os vegetais devem ser lavados primeiramente em água corrente e, em seguida mergulhados em uma solução com hipoclorito de sódio, específica para a higienização deles. Deixe-os imersos por cerca de 10 minutos. Por último, lave-as em água corrente potável. É importante ressaltar que esta última lavagem deve ser em água potável para que não ocorra novamente a contaminação”, ensina a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário